Como Atrair o Cliente Ideal na arquitetura: A faculdade acabou e agora um mar de possibilidades se abre na sua frente.
E são tantas coisas que eu imagino que você esteja perdida até por onde começar para conseguir os seus primeiros clientes que terão a sorte de conhecer o seu trabalho.
Portanto, foi para te dar clareza que eu decidi escrever esse conteúdo, que servirá como guia para os seus primeiros passos.
Sendo assim, neste post vamos mostrar como arquitetas recém-formadas podem definir e atrair clientes ideais, evitando frustrações e criando uma base sólida para o crescimento do escritório.
Tá preparada?
O Que ou Quem é o Cliente Ideal Na Arquitetura?
Definir o perfil de cliente ideal é essencial para garantir que seus projetos sejam lucrativos e que você trabalhe com pessoas que respeitam suas decisões e pagam o valor justo.
Pois um cliente ideal é aquele que entende e valoriza o seu trabalho, está disposto a investir e tem expectativas alinhadas com o que você pode oferecer.
E, principalmente, é aquele que está alinhado com os seus objetivos profissionais.
Mas como exatamente definir o seu perfil de cliente ideal?
Passo 1: Faça Uma Análise dos Projetos Que Você Quer Realizar
No início da carreira, pode ser difícil encontrar clientes ideais, mas uma boa estratégia é refletir sobre o tipo de projetos de arquitetura que você gostaria de fazer.
Não só pense nos tipos de projetos que te trazem satisfação, mas nos tipos de clientes que se encaixam nesses projetos.
Ao passo que se você não tiver certeza do que você quer fazer ainda, se permita ter um tempo para experimentar e estar aberta às possibilidades.
Mas busque ter em mente pelo menos o que você NÃO quer fazer.
Isso já te dará um norte para seguir!
Passo 2: Características do Cliente Ideal para Arquitetas Recém-Formadas
O cliente ideal para o seu escritório de arquitetura pode ser definido com base nas seguintes características:
- Faixa etária e estilo de vida: Jovens, famílias, profissionais com poder aquisitivo?
- Expectativas e orçamento: Buscam soluções criativas e estão dispostos a pagar pelo valor agregado?
- Tipos de projetos: Serão projetos somente arquitetônicos? Ou somente design de interiores? Ou ambos?
- Quais são os gostos dele e o que ele espera ver em um perfil de arquitetura ou design de interiores que fará ele decidir fechar com você e não com outra profissional?
Sendo assim, definir essas características ajudará a ajustar sua estratégia de marketing para atrair clientes certos.
Passo 3: Como Atrair o Cliente Ideal para Escritórios de Arquitetura
Comunicação e Posicionamento são as chaves para atrair o seu cliente ideal.
Então mostre os tipos de projetos que você quer realizar nas redes sociais e seja clara sobre o valor que você entrega.
De fato, se comunique e se posicione de acordo com o perfil de cliente que você deseja atrair.
Além disso use seu portfólio (que deve ser 90% do seu perfil) para postar projetos que esses clientes gostariam de ver.
Como Atrair o Cliente Ideal na arquitetura: Agora é Só Colocar Em Prática
Com essas dicas, você já pode começar a dar os primeiros passos para iniciar o seu próprio escritório, mesmo que ele seja home office, e fechar os seus primeiros clientes.
Mas, lembre-se que essa é só a primeira etapa da jornada!
Sem dúvida ter um escritório de sucesso envolve muito mais coisas do que apenas definir o seu cliente ideal e fechar projetos.
Assim como a gestão do seu escritório, por exemplo.
No meu perfil do instagram, eu dou dicas diárias para arquitetas e designers de interiores recém-formadas sobre gestão e vendas para você começar o seu escritório do zero e faturar alto, com lucro, organização e liberdade, desde o início.