Você já ouviu que o mercado de arquitetura está saturado? Já sentiu na pele a alta concorrência profissional?
A arquitetura é uma profissão fascinante que exige criatividade, conhecimento técnico e habilidades de comunicação. No entanto, nos últimos anos, muitos profissionais têm questionado se ainda vale a pena seguir essa carreira.
Pelo menos 13% dos profissionais que se formam na área desistem de atuar na profissão, seria isso uma prova de que a arquitetura não vale a pena?
Nesse artigo vou te trazer os aspectos positivos e negativos do nosso cenário e quais os segredos para se destacar em meio à concorrência.
1. A CONCORRÊNCIA ESTÁ MAIOR?
É impossível negar que a concorrência aumentou no mercado de arquitetura.
De acordo com dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o número de arquitetos e urbanistas registrados no país era de 180.000 em 2020 e atualmente (2023) esse número chega a 218.000, o que significa 38.000 arquitetos a mais – um aumento de aproximadamente 21% no número de profissionais.
Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento do número de cursos de arquitetura no país, que passou de 250 em 2012 para 450 em 2022 – ou seja, quase dobrou em apenas 10 anos.
E você pode até pensar “Aí, então o problema é na arquitetura, o mercado está mesmo saturado” … mas, queri, esse “Boom” de concorrência não é exclusivo da nossa área.
Segundo o conselho federal de odontologia, por exemplo, o número de cirurgiões-dentistas registrados no Brasil aumentou 10,2% entre 2020 e 2023, passando de 331.502 para 364.524 profissionais.
Na área do Direito os números são semelhantes.
Ou seja. o ensino superior está se tornando cada vez mais acessado e, por consequência, a concorrência cresce em todas as áreas.
Mas será que isso é preocupante?
2. O AUMENTO NA PROCURA POR ARQUITETOS.
Ao mesmo tempo em que aumenta o número de profissionais, aumenta também a procura e o reconhecimento da arquitetura – que se popularizou nos últimos anos.
De acordo também com dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o número de atividades de arquitetos e urbanistas cadastradas junto ao CAU Brasil, por meio da emissão de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), cresceu quase 20% de 2016 a 2021, passando de 1,4 milhão para mais de 1,7 milhão no ano passado.
Esse aumento pode ser explicado por vários fatores, e entre eles:
- A crescente preocupação com a qualidade de vida, que tem levado as pessoas a buscarem profissionais qualificados para projetar seus ambientes. Ou seja, as pessoas estão vendo cada vez mais valor na profissão.
Um estudo também realizado pelo CAU/BR em 2022, com 900 arquitetos e urbanistas, mostrou que 80% dos profissionais entrevistados tiveram aumento na demanda de trabalho em 2021.
O Mercado, como em toda área, passa sim por altos e baixos, já que a construção civil é um ramo muito afetado pela economia e isso acaba diretamente ligado à nossa atuação.
Mas, na minha opinião, existe sim um bom espaço ainda para a arquitetura e atuação de novos arquitetos.
3. O SEGREDO É SE POSICIONAR.
Em um cenário cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas e profissionais tenham o posicionamento correto para conquistarem o seu espaço no mercado.
Isso significa oferecer serviços de qualidade, com um diferencial competitivo que vá além de um preço baixo ou descontos.
Ter um escritório eficiente e organizado já é considerado um grande atrativo para os clientes, uma vez que a maioria dos escritórios e profissionais autônomos não tem boa gestão e acabam gerando a fama de que arquitetos são ruins com prazos.
Para se destacar da concorrência, é importante considerar os seguintes fatores:
- Conheça seu cliente ideal. O primeiro passo é entender quem são seus clientes, quais são suas necessidades e desejos. Com isso, você poderá desenvolver produtos ou serviços que atendam às expectativas deles.
- Ofereça um diferencial competitivo. O que torna seu serviço único?
- Invista em marketing e comunicação. As pessoas precisam saber que você existe e o que você oferece. Invista em marketing e comunicação para divulgar seu trabalho e alcançar seu público-alvo.
- Ofereça um atendimento de excelência. O atendimento ao cliente é uma das principais formas de se destacar da concorrência. Ofereça um atendimento personalizado, rápido e eficiente.
- Tenha bons processos e organização interna para que tudo seja leve para o cliente e para você.
Queri, a arquitetura é uma área em constante renovação e crescimento.
A minha crença pessoal é que existe, sim, espaço para novos arquitetos crescerem e se destacarem desde que sigam os conselhos citados acima.
Apesar da alta concorrência, o número de projetos designados a cada arquiteto ainda é alto e pode trazer bons retornos se você souber gerir da forma correta.
Espero que esse artigo tenha sido esclarecedor e esperançoso para você.