Você já se sentiu desvalorizada no seu trabalho? Os clientes sempre contestam seu valor ou decisões? Se sim, você não está sozinha. Muitas arquitetas enfrentam esse desafio em algum momento da sua carreira.
A boa notícia é que existem algumas coisas que você pode fazer para transmitir autoridade e ser valorizada. Neste artigo, vou te mostrar os pilares para transmitir a autoridade que você precisa para ter sucesso na área.
1. Confiança.
A confiança é uma parte essencial da autoridade. Se você não acredita em si mesma, as outras pessoas também não acreditarão.
Por vezes, sem perceber, passamos insegurança para o cliente e por isso ele acaba contestando nosso valor.
Para construir a sua confiança, você precisa trabalhar no seu autoconhecimento e na sua autoestima, se livrar das crenças negativas como “sou iniciante”, “ainda não tenho um grande escritório” e começar a agir como a profissional que você deseja ser.
Às vezes, por insegurança, você cobra mais barato do que deveria e o cliente acaba não vendo valor no que você faz. Confie mais nas suas habilidades.
2. Profissionalismo do escritório.
Ter um escritório organizado, processos definidos e documentos estratégicos é essencial para que o cliente confie no seu passo a passo e não se sinta perdido quanto aos próximos passos.
Seu escritório precisa ser profissional, mesmo que você trabalhe em home office!
Tenha horários de funcionamento, seja organizada com documentos, cumpra prazos e transmita seriedade. Estar começando agora não é motivo para ser amadora.
3. Comunicação verbal e não-verbal.
A comunicação é uma habilidade essencial para qualquer profissional. Se você quer ser valorizada, precisa ser capaz de comunicar as suas ideias de forma clara e assertiva.
Isso significa usar uma linguagem simples e direta, evitar jargões técnicos e ser capaz de responder a perguntas de forma completa, que transmita segurança.
Você também precisa ser capaz de comunicar as suas ideias de forma assertiva, ou seja, sem deixar que as outras pessoas a intimidem ou a façam desistir das suas ideias. Isso não significa ser grosseiro, mas por vezes você precisará fazer isso para deixar claro seu posicionamento em situações do projeto.
Além disso, você também pode trabalhar na sua auto apresentação. Isso significa cuidar da sua aparência, da sua postura e da sua linguagem corporal. Quando você se sente bem consigo mesma, isso se reflete na sua maneira de se apresentar.
4. Portfólio
O portfólio é uma ferramenta essencial para qualquer arquiteto que deseja se destacar no mercado. Ele é uma coleção de seus melhores projetos, que mostra o seu talento, a sua expertise e a sua criatividade.
Um portfólio bem construído pode ajudá-lo a conquistar novos clientes, a conseguir empregos e a construir a sua carreira.
Aqui estão algumas dicas para criar um portfólio de arquitetura de sucesso:
- Escolha os projetos certos. Não inclua todos os seus projetos no portfólio. Escolha apenas os melhores, que melhor representam o seu trabalho e seu cliente ideal.
- Foque na qualidade, não na quantidade. É melhor ter um portfólio com poucos projetos de alta qualidade do que um portfólio com muitos projetos de qualidade média.
- Use imagens de alta qualidade. As imagens são a parte mais importante do seu portfólio. Certifique-se de que elas sejam de alta qualidade e que sejam representativas dos seus projetos.
- Mantenha o portfólio atualizado. À medida que você desenvolver novos projetos, adicione-os ao seu portfólio. Isso mostrará aos seus clientes que você está sempre trabalhando e se desenvolvendo.
Queri, ao seguir essas dicas, você pode aumentar a sua autoridade e ser valorizada como arquiteta.
Existem outros fatores que te ajudarão nessa jornada, se mantenha estudando áreas correlatas como Branding, Marketing e gestão.
Lembre-se de que a autoridade não é algo que você ganha de uma hora para outra. É algo que você constrói com o tempo, através do seu trabalho, das suas conquistas e da sua maneira de se comportar.
Tenho certeza que, tendo um bom portfólio e alinhando o profissionalismo do seu escritório a uma boa comunicação você vai conquistar o reconhecimento que deseja.