6 erros que podem estar te prejudicando e como resolvê-los
Administrar o seu escritório de arquitetura pode parecer difícil, mas eu te garanto que é possível transformar esse processo em algo leve na sua rotina. Mas antes de te mostrar como, quero te fazer a seguinte pergunta:
Você já viu um balde furado? Em que você tenta, tenta, tenta enchê-lo, mas nunca consegue porque a água segue escorrendo pelos furos? Talvez, hoje, o seu escritório esteja sendo um “balde furado” e você não está nem percebendo.
E como seria um “escritório balde furado”? Aquele escritório que tem potencial de crescer e se transformar em um negócio escalável, mas ainda tem muitas pontas soltas nos quesitos de organização, planejamento e gestão.
Por isso, nesse texto, separei alguns desafios que você pode estar passando por aí para que você consiga identificar como está o seu escritório de arquitetura hoje.
1. Cobra pouco comprado à sua entrega
Queri, sei que às vezes, principalmente no início, isso é normal acontecer. Mas, depois de um tempo, você precisa ter clareza de que isso não é sustentável para o seu escritório e para você como profissional. Se você me acompanha, já deve ter visto outros posts em que eu falo sobre precificação. Portanto, ajuste esse ponto pra ontem dentro do seu escritório!2. Não tem o fluxo de atendimento do cliente mapeado
Sem organização e processos, não há negócio que prospere. Para que você consiga ter domínio do fluxo que o seu cliente passa antes, durante e depois de se tornar cliente, você precisa mapear cada passo.
Só entendendo como está o fluxo hoje é que você pode se debruçar em cima disso, e trazer melhorias contínuas para melhorar cada vez mais a experiência do seu cliente.
3. Sofre no final do mês para organizar a planilha financeira
Novamente, sem organização, não há negócio que prospere. Ter uma planilha financeira e realmente usá-la, destrinchá-la e trabalhar sempre com ela aberta, é o caminho para que ela deixe de ser um fardo e se torne um facilitador do seu trabalho.
Quando você vira “amiga” dela, é que você consegue realmente dominar seus custos e lucros, para tornar o escritório uma verdadeira empresa.
4. Falta de estratégias e ações planejadas
Trabalhando home office e ainda divulgando o seu trabalho no digital, se torna ainda mais importante você planejar o que acontecerá em cada dia, semana e mês do seu escritório.
Planeje a produção de conteúdo com antecedência, organize os posts com cada objetivo de acordo com as campanhas e picos de venda que você pode fazer ao longo do mês.
Defina o que você vai querer vender em cada semana e, a partir disso, produza os conteúdos que vão te ajudar a vender aquilo que você definiu.
5. Baixa conversão de vendas
Se você tem muitas reuniões de proposta, mas não tem fechado tanto quanto gostaria, você deve olhar para si e avaliar: o que você pode fazer de diferente, o que pode mudar, para tentar alcançar resultados também diferentes? Será que você está realmente atraindo o seu cliente ideal?
Entretanto, lembre-se que uma boa taxa de conversão é a partir de 10%. Ou seja, se você fizer 10 reuniões, uma boa taxa é você fechar um projeto. Se você fecha mais do que isso, já está dentro do que é considerado bom e esperado.
6. Não tem hora para acabar o dia de trabalho
Sabemos que, em algumas fases da vida, vamos trabalhar mais até para podermos relaxar um pouco mais em outras.
Porém, se você já vive há meses ou até anos sem ter horário para acabar o seu dia de trabalho, algo precisa ser transformado por aí. Talvez esteja na hora de você delegar algumas tarefas do seu escritório. Talvez você precise de mais organização e planejamento para que o seu dia também tenha horas de autocuidado e não só de trabalho.
Arquiteta, se você se identifica com algum desses pontos citados acima, algo precisa ser lapidado no seu escritório. Se você se identificou com todos ou com quase todos, você precisa mudar a forma como lida com o seu escritório para finalmente deixar de ser um balde furado e poder colher os melhores resultados, que você merece!
Você precisa deixar de ser uma Arquiteta Projetinho, que foca apenas na entrega dos projetos e acaba agindo como uma profissional autônoma, para se tornar uma Arquiteta Estratégica, que vê o próprio escritório como empresa. E é ajustando esses pontos citados acima que você vai conseguir ocupar esse papel de forma consistente e consiga crescer o seu negócio de maneira sustentável.
Dominar a gestão do seu escritório é o mapa do tesouro que muitas arquitetas ainda não sabem que precisam, mas você já sabe.
Continue me acompanhando por aqui e nas minhas outras redes para você cada vez mais ocupar o seu lugar de Arquiteta Estratégica.
Beijos,
Aline.