Você precisa implementar esses 3 passos simples no seu negócio para reduzir o retrabalho em projetos.
Arquiteta, você sente que está tendo muito retrabalho em projetos? Ou que os seus clientes pedem diversas alterações a qualquer momento, e chegam com novas inspirações mesmo com o processo já estando mais avançado?
Se os seus projetos demoram mais do que deveriam ou são entregues com atraso por conta de diversas alterações ou até por uma baixa produtividade, saiba que você está perdendo dinheiro e, junto, a confiança do seu cliente.
Quando você define uma data de entrega, você precisa cumprir. O seu cliente vai criar uma expectativa em cima daquele dia e, caso a entrega não seja feita, isso vai gerar uma frustração. E é nessa frustração que mora o perigo.
Isso porque a frustração pode diminuir o senso de confiança que o cliente tem em você. O que te prejudica no processo de fidelizar essa pessoa, e também na capacidade dela de compreender caso haja algum problema no projeto.
E, para evitar que um projeto ultrapassasse o tempo estipulado, eu tomei algumas medidas por aqui que fizeram toda a diferença no meu escritório e na quantidade de retrabalho.
1 – Definir o fluxo desde a chegada do cliente até a entrega final vai evitar o seu retrabalho em projetos
Ao estabelecer um processo desde o início, você já começa estabelecendo uma comunicação eficaz com o cliente para entender completamente as suas necessidades, desejos e restrições do projeto. Isso permite com que você tenha mais ferramentas para transformar o que o seu cliente quer em realidade.
Ter essa clareza também permite que todas as partes envolvidas no projeto entendam o que será entregue, o que reduz as possibilidade de mal-entendidos ou de mudanças de escopo no meio do caminho.
E, é claro, ao ter esse processo bem definido, você economiza tempo e recursos, pois sabe exatamente quais etapas precisam ser seguidas e em qual ordem. Isso vai reduzir o retrabalho, minimizar os atrasos e otimizar o uso de recursos, tornando o projeto mais eficiente.
2 – Estabelecer checklists estratégicos
Quando você tem um checklist bem elaborado, você garante que todos os aspectos importantes do projeto sejam considerados e abordados. Isso te ajuda também a evitar possíveis esquecimentos que poderiam comprometer o sucesso do projeto, além de padronizar e garantir consistência em todos os processos.
Os checklists vão agir como um passo a passo, que vão garantir que cada etapa seja concluída de forma sistemática e eficiente. Isso vai reduzir o seu tempo gasto em revisões e retrabalho, aumentando assim a produtividade geral.
Além disso, eles vão te ajudar a transmitir claramente as expectativas, requisitos e marcos do projeto. Sendo que alguns checklists podem ainda ser compartilhados com o cliente para garantir que todas as suas necessidades e desejos sejam abordados.
3 – Tornei as ferramentas claras e de fácil uso
Ter ferramentas claras e intuitivas permite que você conclua tarefas de forma mais rápida e eficiente. Isso aumenta a sua produtividade e a da sua equipe, caso você já tenha, e permite que mais trabalho seja realizado em menos tempo.
Quando essas ferramentas têm um fácil uso, você aprende a usá-las mais rapidamente, o que é muito importante, ainda mais na nossa área da arquitetura, já que novas tecnologias e softwares estão sempre surgindo.
Fora que você fica mais livre para se concentrar na inovação e na expressão criativa das suas ideias, em vez de ficar presa à complexidade técnica das ferramentas.
Agora, chegou a hora de você pegar essas técnicas que te passei e aplicar no seu escritório. De nada vai adiantar você apenas ler essas informações e não levar para a parte prática. Afinal, é ao aplicar isso no seu dia a dia que vai fazer com que você consiga diminuir a lentidão no desenvolvimento dos seus projetos.
Quero te ver aplicando esses insights, e se algum dos meus ensinamentos já te ajudou a crescer o seu escritório, comenta aqui embaixo para eu saber!
Continue me acompanhando por aqui e nas minhas outras redes para você cada vez mais ocupar o seu lugar de Arquiteta Estratégica.
Beijos,
Aline.